O escritório Naqsh,E,Jahan-Pars (NJP), em colaboração com o Laboratorio di Architettura e Design (LAD), venceu a competição internacional para o Pavilhão do Irã na Expo Milão 2015. Baseado em "uma narrativa dos processos vivos no planalto central do Irã", a proposta vencedora responde ao tema da Expo - "Alimentando o Mundo" - ao expor os canais subterrâneos de água que trazem vida a muitas cidades no deserto iraniano.
O projeto ressalta dois elementos importantes da arquitetura moderna iraniana e de seu planejamento urbano: os jardins e os "qanats", canais subterrâneos que usam a gravidade para levar água até as partes mais altas das cidades. Formalmente, o pavilhão representa um terreno seccionado que guia os visitantes através de um qanat até os jardins que produzirão alimentos usados em pratos típicos iranianos durante a Expo.
É importante notar que, embora esta proposta tenha vencido a competição, ainda não está claro se o governo iraniano irá prosseguir ou não com o projeto.
Competição
Iranian Pavilion (Milan Expo 2015)Prêmio
Primeiro LugarArquitetos
Laboratorio di Architettura e Design (LAD) , Naqsh,E,Jahan-Pars (NJP)Diretor de projeto
Hamid MirmiranConsultor de Design
Iraj Etesam, Nasrine Faghih, Francesco Napolitano (LAD)Coordenador
Farideh SaebiCo-autor
Saman SayarEquipe de Projeto
Maryam Rahimi Danesh, Hiva Farajpoor Bakhtiari, Saeed Amirzadeh (LAD) Project Associates: Maryam Shirsalimian, Shima Aghaei Karim, Mana Ghabussi, Azadeh Piroozmand, Tina Fazeli, Mina ShamisaPrograma conceitual
Mohammad Salari far, Amin MasoodiEstudos de áreas
Nader Roozrokh, Tohideh YadegariEstudos de estruturas
Ehsan Sabaghi, Ali EtesamMEP
Behrooz Alamdar Milani, Hamidreza LahijaniRenders
Majid Jahan-mehr, Nazli MilaniModelo
Hossein Ghaffari, Saeed Toodeh Fallah, Alireza Khosravi FardFotografia
Hamidreza Framarzi, Azad ZargamiDesign gráfico
Reza Soltani-ZadehÁrea
800.0 m2Ano do projeto
2015Fotografias
NJP, LAD